Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Adeus Coisa!

Sexta-feira, 13.05.11

Lembram-se da Coisa?

 

Pois... a coisa falhou-me. O mês passado não passou na inspecção porque tinha uma data de problemas (catalisador, suspensão partida, ancora dos cintos de segurança enferrujada, problema eléctrico, enfim...). Só para passar na inspecção, o arranjo rondava as £600, e sinceramente o carro já não vale isso.

 

Uma pena, pois o carro apesar de ser uma armadilha e andar a cagar óleo há 3 meses, nunca me falhou! Pegava sempre, independentemente da neve e/ou gelo que tinha em cima, sempre me levou de A a B e nunca me deixou apeada.

 

 

 

Enfim... só havia uma coisa a fazer à coisa. Isto é, ver-me livre dela... em nada mais do que 5 dias!!! OMG!!! Escusado será dizer que entrei em pânico... pois não só precisava de um carro para ir trabalhar (o homem entra às 6 e o primeiro autocarro é às 6:30), como não queria entrar em despesa para me ver livre do carro.

 

A oficina ofereceu-me £40 por ele (pois o carro sem inspecção pouco vale), mas mesmo assim achei demasiado pouco... Outra opção era vender o carro para banger racing (davam-me cerca de £200), menos mau! Ou então dar para troca para outro... 

 

Independentemente de como eu me visse livre do carro, o problema é que eu precisava de outro... e a aventura começou.

 

Tenho de admitir que foram dos 5 dias mais stressantes que tive nos últimos tempos, era como se tivesse um enorme relógio de parede à frente dos olhos, em contagem decrescente.

 

O primeiro obstáculo foi o dinheiro... não tinha dinheiro suficiente para comprar um carro usado pois não me davam nada por este velho. Só tinha dinheiro para um chasso ainda pior que a coisa, e ao fim de meia dúzia de meses iria acabar a ter o mesmo problema. Então decidi que não iria comprar nada mais velho do que 6 anos.

 

E-bay, gumtree, classificados, stands de carros usados, you name it! Fartei-me de procurar... mas achei tudo caro! Especialmente agora que a malta começou a querer carros de baixa cilindrada (por causa dos seguros e do imposto automóvel), então basicamente um Vectra 1.6 de 2006 era mais barato que um Punto 1.2 de 2004. Enfim...

 

Ainda fui pedir dinheiro ao banco... umas míseras £3500 para pagar em 3 anos, mas os juros eram algo brutal, e a 26.9% acabaria por pagar £186 por mês... mandei-os passear.

 

Por esta altura já só tinha 2 dias para me ver livre da coisa...

 

Assim como quem não queria e em tons de brincadeira, comecei a olhar para stands oficiais de marcas... e qual foi a minha surpresa!

A maioria dos stands dá financiamento para a compra de carros novos... e os juros rondam os 6.9 - 7.1% !!!

 

Escusado dizer que os olhinhos começaram a brilhar!!!

 

Então Sábado de manhã, lá segui para todos os stands de carros de todas as marcas de carros que me consegui lembrar e pesquisei sobre os carros mais baratos que estavam a vender.

 

Mitsubishi - Colt 1.3

Nissan - Pixo 1.0 ou Novo Micra 1.2

Renault - Novo Clio 1.4

Vauxhall (Opel) - Novo Corsa 1.2

Peugeot - Peugeot 207 1.4

Toyota - Yaris ou Auris... giros e maneirinhos, mas demasiado caros para os carros que são.

Fiat, Mazda, Hyundai, Honda, Volkswagen... vi só na internet e achei demasiado caros por isso nem pus lá o cú.

 

 

 

Test drive para aqui, test drive para ali... simulações para cá, credit checks para lá! E o capricho de arranjar um carro novo parecia cada vez mais perto de se realizar.

 

No Domingo de manhã continuei a fazer a ronda pelos stands... pois à tarde tinha de fazer uma decisão. A inspecção do carro expirava Segunda à meia-noite... ai ai ai ai ai!!

 

O preço dos carros que vi variava entre as £8,999 (Colt) e as £10,199 (Corsa)... uns faziam PCPs (personal contract purchase), outros Hire Purchase... mensalidades muito idênticas, as diferenças eram mesmo no método de compra ou do tipo de serviço que prestavam em termos de manutenção.

 

Fartei-me de ponderar... e pedir conselho aos paizinhos, ao moço e à Maria!

 

Mas no fundo, no fundo, eu já tinha a minha cabeça feita... e embora a minha carteira tivesse inclinada para o Peugeot 207, o meu lado racional pendia para os Japoneses do outro lado da rua... nomeadamente os amigos da Nissan, embora não fosse a opção mais barata.

 

E agora perguntam vocês.... Elá!? Mas será que ela está doente, será que ela está boa da cabeça? Desde quando é que ela NÃO compra o que é mais barato?

 

Pois... isto com os anos a malta começa a ganhar calo nas manápulas, e juízo na cabeçorra... e a pensar no bicho que é o futuro.

 

E porquê Nissan?

 

- Porque ofereciam um PCP mesmo à minha medida.

- O dinheiro de entrada ficava em conta.

- O vendedor era muita simpático e jeitoso.

- Ofereceram-me £200 pela coisa velha (!!!!!!)

- Gostei da condução do carro e dos extras incluídos na versão mais barata do carro.

- Tem 5 portas e é mais espaçoso do que parece.

- Oferecem 3 anos de serviço e garantia.

- Oferecem 3 anos de reboque à borla (o que é bom porque escuso de pagar o seguro de reboque).

 

Enfim... houve mais razões para eu ter decidido comprar um carrito na Nissan, mas estas foram as que pesaram mais.

 

Resumindo e concluindo, a minha prestação para um carro novo é pouquíssimo mais do que a prestação que teria de pagar ao banco caso tivesse aceitado o empréstimo... Ou seja, sai mais barato comprar um carro novo do que um carro usado!!! Ridículo! Por mais meia-dúzia de libras por mês ando com o rabinho no laréu num pópó novo!!!!! (Ainda não acredito bem nisto).

 

Fui aprovadada para financiamnto às 15:30 de Domingo e Segunda-Feira ao meio-dia, a 12 horas de a inspecção do carro expirar e eu deixar de poder circular com ele... deixei-o nas traseiras do stand da Nissan.

 

 

 

 

 

 

Bye Bye Coisa!!! It was fun!

 

 

 

Infelizmente, houve um atraso e a minha nova viatura ainda não está pronta (já era para estar à minha porta)... compreensível, pois as coisas no Japão ainda estão tremidas... (oh yeah, para além de bento radioactivo, vou ter um carro radioactivo também!!! COOL :P )

 

Ainda andei uma semana de autocarro...

 

 

Enquanto que o pobre do homem andou uma semana a ir a pé para o trabalho... 1 hora de caminho às 4:45 da matina que até estoira!

Mas arranjámos um esquema do catano para poupar dinheiro em bilhetes de autocarro :P Se quiserem mais detalhes perguntem!

 

 

Mas a história não acaba aqui. Como os amigos da Nissan estavam tão sentidos por me terem deixado mal com o atraso, especialmente porque eu salientei o quão inconveniente é não ter carro, eles emprestaram-me isto até o meu chegar.

 

 

 

 

 

Acho o carro horrível, mas é muita maneirinho, conduz-se bem e é a versão ntec, ou seja, computador de bordo com touch screen, interface para iPod ou o que raio eu quiser ligar-lhe, mais uma data de mariquices que o meu não vai ter... mas que se lixe!!! Ao menos não ando a pé!

 

Felizmente, o meu Micra é o novo modelo que é muito mais jeitosinho por fora!!

 

Acho que o facto de me darem um courtesy car até o meu chegar, só me faz pensar que tomei a decisão certa em comprar carro na Nissan... é que eles não tinham mesmo obrigação nenhuma de me darem um carro para me desenrascar... Enfim, são uns moços nices!

 

Quando a viatura nova chegar, logo ponho fotos aqui no cantinho. :)

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Videl às 20:30


4 comentários

De Zu a 13.05.2011 às 22:43

É OBVIO que fizeste a melhor escolha! E se calhar até vai valer a pena esperar, afinal são pessoas decentes e ate te deram algo para desenrascar, a culpa do atraso n é tua certo? Com tnts novidades tou quase quase a ponderar fazer também um blog para por as novidades daqui deste lado!!! ena! Beijos gajixxa

De Videl a 14.05.2011 às 00:18

A culpa é do tsunami!!!

E sim, devias fazer um blog asap pra me actualizares das novidades todas!!! bjinhos

De Isa a 14.05.2011 às 00:43

compraste um NISSAN?? URESHIIIII CONGRATZ!!!! :DDDD

De Videl a 14.05.2011 às 15:06

YAAAA!! Juntei-me à família! Tb tive a ver o Juke e o teu Cascas... mas preferi o Micra que é mais ligeirinho prá cidade, cabe em qq buraco e era mto mais barato :)
Quem sabe, não faço um upgrade daqui a 2 ou 3 anos, qdo me derem a escolher se quero renovar o PCP. :)


Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2011

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031